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Toda atividade empresarial tem suas nuances e modos específicos de tratar os procedimentos internos. Por conta disso, o empresário precisa estar consciente de suas atitudes, sempre objetivando atenuar ou anular quaisquer problemas para o futuro, de modo a evitar riscos trabalhistas para sua empresa, levando-a para um caminho mais sólido de crescimento, em um ambiente saudável para sua equipe.
O direito do trabalho cuida justamente da relação entre a empresa e seus colaboradores. Em tempos atuais, devemos nos atentar para as novas relações que estão sendo criadas por conta da tecnologia e da globalização mundial, como o trabalho à distância, o home office, a contratação de consultores e novas funções que podem ou não estar sob as regras da CLT.
Se a empresa tem mais de uma forma de relação de trabalho, é importante aproveitar do uso de softwares que visam auxiliar na gestão de sua equipe, mantendo controles atualizados das atividades na empresa, de modo a gerar otimização como um todo.
Mas não basta apenas um programa de computador: a empresa deve ser bem assessorada por advogados especializados, pois são estes que estudarão e acompanharão todas as novas regras e leis que influenciam no dia a dia, proporcionando ao empresário e gestores a correta interpretação e aplicação conforme sua atividade e os riscos inerentes.
Inclusive, também é fundamental que a empresa esteja com um planejamento adequado na prevenção trabalhista, evitando prejuízos financeiros como em casos de realocação de funcionários, demissões, recontratações indevidas, entre outros.
Em situações mais práticas, também é necessário o apoio jurídico, de modo a evitar desgastes na relação interpessoal com seus colaboradores, como resolver pendências sobre verbas de transporte, valores e alterações de planos de saúde, intervalos de alimentação, horas-extras, entre outros.
Muitas ações trabalhistas decorrem da aplicação errada das normas trabalhistas, por falta de apoio de um advogado para resolver antes do problema surgir. Portanto, se o empresário focar na prevenção e organização das rotinas em conjunto com o jurídico, evitará prejuízos de ordem financeira e eventuais transtornos com seus colaboradores.
É importante o suporte jurídico, mesmo acreditando que tudo está em ordem na empresa pois, riscos por desconhecimentos ocultos ou falta de apoio podem trazer um problema maior ainda. O trabalho minucioso de análise das rotinas, procedimentos e gestão é fundamental para uma boa atividade sem riscos trabalhistas. Consulte um especialista!